Como mudar o layout do blog?
Blogs

Blog como Renda Extra – Como mudar o Layout do Blog

Os blogs vieram para ficar,e  pensando nisto você pode se perguntar: Como mudar o layout do Blog? Até pouco tempo atrás blogs eram sites considerados pessoais, quase como um diário online, e por este motivo não havia uma grande preocupação com a obtenção de ganhos financeiros e com o layout / aparência. Porém, isto durou até a criação de uma poderosa forma de ganhar dinheiro online (Adsense, da poderosa empresa Google), desta forma possibilitando aos donos de blog ganhar dinheiro com aquilo que eles mais gostam: Blogando. Temos hoje duas principais plataformas para blogs: WordPress e Blogger. Assim, este artigo tem como intuito exibir de maneira didática e simples como mudar o layout do blog usando um novo template desenvolvido exclusivamente (e de forma gratuita) para a plataforma Blogger, permitindo a você, leitor, incluir um template mais profissional em seu blog,  a fim de gerar maior visibilidade e relevância para seu site, e claro, aumentar os seus ganhos.

O primeiro grande passo para mudar o template do Blog é o desejo de investir mais em seu blog: Dessa maneira, é imprescindível a aquisição de um domínio, para dar maior credibilidade ao seu site. Falaremos sobre numa próxima oportunidade, entretanto para esta mudança apresentada ter um domínio não é mandatório. Inegavelmente, com um domínio incluído e a escolha de um bom template, suas chances de ter sucesso com seu blog aumentarão bastante.

Como primeiro passo na escolha, simplesmente digitando no site Google (google.com.br) a frase “Templates par Blogger”, por consequência temos uma série de resultados apresentados, como podemos ver na imagem abaixo.

Pesquisa-Google-Templates-Blogger

Para a mudança do template de outro blog que eu mantenho no Blogger, optei por utilizar o primeiro link (https://gooyaabitemplates.com), desse modo e dentre todas as várias opções de templates gratuitos, optei pela versão abaixo para mudar o layout do meu blog:

Template-Gratuito-Blogger

Este é um template que pode ser utilizado de forma gratuita, mas também há uma mesma versão paga, que habilita mais funções e opções de customização, em contrapartida às disponíveis na versão grátis, além de um suporte personalizado por parte dos desenvolvedores.

De acordo com os desenvolvedores, temos:

Este template é bastante adaptável para sites de notícias, jornais, revistas ou sites de avaliação. Cada elemento foi testado para garantir a correta adaptação para modernos smartphones e tablets. Focamos fortemente nos conteúdos e usabilidade, pois obviamente estes itens são muito importantes para todos os donos de sites / blogs, e ao mesmo tempo o tema é muito otimizado para melhorar os resultados de SEO (otimização para mecanismos de buscas) e para a abertura rápida das páginas e postagens.

Antes de mais nada é importante frisar o custo para a compra deste template: $ 10,00 (10 dólares), assim sendo temos o equivalente neste momento a cerca de R$ 33,80. Fonte: Dólar Hoje.

De fato, optei por realizar o download da versão gratuita, e dessa forma serão apresentados os passos para a correta instalação do mesmo:

Tutorial: Como mudar o layout do blog ‘blogspot’:

#1 – Realizando o Download do Template

Template-Gratuito-Blogger-Download

Clique no botão Download, conforme imagem abaixo, selecionando uma pasta em seu computador para salvar os arquivos. O download será iniciado de forma imediata. Caso Deseje, você também pode clicar no botão “Preview” para visualizar a aparência que seu blog terá após a configuração do template.

Onde-Clicar-Para-Download

#2 – Extraindo o Conteúdo

O arquivo será baixado no formato “.zip” (compactado). Dessa forma, será necessário realizar a descompactação do arquivo, para que seja extraído o arquivo com a extensão “.xml”. Será este o arquivo que enviaremos ao Blogger para a mudança do template.

Descompactando-Arquivo

Será apresentada a tela abaixo, após a extração.

Pasta-Apos-Descompactar

 

 

 

#3 – Realizando Login no Blogger

Acesse a sua conta no Blogger. Desconsiderar esta etapa caso já esteja logado.

Pagina-Login-Blogger

#4 – Acesse a sessão Tema

Acesse a opção “Tema”, conforme imagem abaixo.

Menu-Tema-Blogger

#5 – Realizar backup / Restaurar

Esta opção é de suma importância, pois, caso haja problemas na importação do conteúdo, você poderá retornar a versão (tema) anterior à mudança. No canto superior direito, clique na opção “Fazer backup / Restaurar”.

É muito importante guardar este backup, principalmente para ser usado caso haja problemas nos próximos passos adiante.

Como-Fazer-Backup-Blogger

Ao clicar, será aberta a tela abaixo. Inicialmente, realize o download do tema e salve em uma pasta em seu computador.

Fazendo-Backup-Blogger

#6 – Selecionar o arquivo “.xml” para ‘upload’

Selecione somente o arquivo com extensão “.xml”, para ser feito o ‘upload’.

É nesta parte que estaremos mudando o layout do blog!

Mudando-Layout-do-Blog

Após clicar em ‘Fazer upload’, basta aguardar até que seja concluída a atualização, conforme mensagem abaixo:

Novo-Tema-Blogger-Carregado-com-Sucesso

Pronto! Veja que o novo tema já aparece disponível, e bastará iniciar as configurações gerais no Blogger, para customizar o template às suas necessidades. Caso seja apresentada alguma mensagem de erro, uma alternativa é utilizar os passos complementares abaixo (alternativos), à partir do passo número # 5:

#7 – Abrir o arquivo “.xml” com editor de texto

Localizar o arquivo em seu computador, clicar com o botão direito e após selecionar ‘Abrir com’. Com o intuito de exemplificar esta parte, utilizei o ‘Bloco de Notas’, porém qualquer outro editor de textos simples servirá.

Editando-XML-Blogger-Bloco-de-Notas

#8 – Copiar todo o código

Com o arquivo aberto, copie todo o código para ser colado no Blogger.

Copiando-Codigo-XML

#9 – Abrir o editor de código no Blogger

Para abrir o editor de código basta clicar em ‘Editar HTML’:

Abrindo-Editor-HTML-Blogger

#10 – Excluir e colar novo código 

Basicamente apague todo o conteúdo e insira o novo código copiado anteriormente. Este é o código fonte que mudará o layout do blog.

Uma dica com atalhos do Windows: Clicar em qualquer parte do código abaixo, e pressionar as teclas Control + A, e após Control + V. Isto significa selecionar todo o código anterior e substituir pelo novo código colado. Após, clicar em ‘Salvar tema’.

Visualizando-Codigo-XML-Blogger

#11 – Finalizando 

Pronto! O seu novo layout estará disponível e você poderá começar a customizá-lo, através do menu ‘Layout’ do Blogger, como já realizado com os templates nativos da plataforma Blogger. Esta é a fórmula simples para mudar o layout do seu blog no Blogger.

Gostou da nossa postagem? Não deixe de salvar nosso site nos favoritos e compartilhar nas redes sociais e com os amigos!

23 comments

  1. Grande VDC,
    Parabéns pelo novo site!! O nome faz jus a valiosa quantidade de informações que nos proporciona, como a do presente post.
    Vou já acrescentar na lista dos parceiros do papainabolsa.
    Abraço

    1. Valeu Papai!

      Este agora é meu maior receio: Como conseguir gerar boas postagens para deixar este site bem bacana aos leitores! Vou me esforçar ao máximo!

      Agradeço a adição, em breve vou criar aqui o blogroll e adicionarei todos os colegas blogueiros participantes!

      Um abraço e obrigado

    1. Olá Micro,

      Basicamente manterei o blog VDC ‘as is’ e este aqui será meu novo trabalho no WordPress.

      Eu já tentei migrar o blog VDC, mas o resultado foi péssimo no quesito layout das postagens! Daria muito trabalho reconfigurar tudo …

      Melhor manter o VDC lá, que é mais fácil trocar idéias e o Informaremos mais impessoal e profissional!

      Ps.: Se pensar em migrar, tem um plugin que importa todas as postagens, é bem simples, porém precisa reconfigurar o layout das postagens, pois nem sempre fica bom de início.

      Abraço

      I

    1. Olá Surfista,

      Sim, seu blog sempre foi referência, com um layout bem clean e profissional. Parabéns.

      Em um dia de Domingo, pensei em alterar o layout, já estava enjoado do template que usava do Blogger, e achei esta forma bem simples de alterar … Eu pensava que tinha que mexer em código, um monte de coisas, mas na verdade foi muito simples!

      Obrigado pela leitura, e um abraço!

    1. Olá II!

      Que bacana! Seu blog tem muito potencial, seus posts são bons, e acredito que com um template adequado e a continuidade do bom trabalho, as receitas tenderão a aumentar! E tenho gostado bastante do clube que formamos, Viagem Lenta, Cowboy, você discutindo sobre o tema! A Blogosfera unida só tem a ganhar. Já conferi e já até comentei lá! Um abraço. I

    1. Muito obrigado II!

      Sempre uma honra receber seu comentário. Também sou leitor assíduo de seu site, apesar de estar comentando cada vez menos, devido ao curto tempo!

      Um abraço

      I

    1. Olá VDC,

      Incluí o site na minha lista, mas não está mostrando. Acredito que você tem que criar um feed. Dá uma olhada para ver a causa. Nem no seu blog está aparecendo o seu site.

      Abraços.

      1. Entendido Cowboy. Realmente, acabei de publicar o segundo artigo, e não apareceu na minha lista do outro blog, onde já adicionei o Informaremos. Vou pesquisar e tentar implementar ainda hoje! Muito obrigado viu! Abração

    1. Olá G65,

      Normalmente os templates gratuitos tem esta limitação, mas se você começa a usar e gosta, acho que vale a pena investir um pouco.

      No caso do template citado, custaria apenas $ 10,00. Achei bem barato o valor.

      Muito obrigado!

      Abraço

      I

    1. Muito obrigado DIL!

      Sim, eu não esperava que a simples mudança de layout trouxesse mais leitores ao outro blog.

      É uma indicação de que devemos focar nas boas práticas de SEO!

      Abraço

      I

  2. O layout ficou bem legal! Desejo sucesso ao novo empreendimento!

    Eu já fiquei tentado a usar templates “prontos” desses sites. Fiz vários testes com um blog de “rascunho” que possuo. O teste que me fez desistir de usá-los foi na velocidade de carregamento. Todos eles carregavam mais lentamente do que os padrões do Blogger. Fiquei meio receoso de usá-los.

    Abraço!

    1. Valeu André!

      O certo é que no WordPress fica mais fácil produzir as postagens e otimizar o texto, usando todos os plugins disponíveis.

      Até o momento, tenho gostado!

      Vamos ver …

      Um abraço e obrigado!

      I

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *