Melhores Ações de Bancos
Ações

Melhores Ações de Bancos na Bolsa de Valores

Quais são as Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores? Neste artigo vamos apontar os 4 maiores bancos da bolsa de valores, ideal para investidores que não dominam aspectos técnicos de análise de balanços e querem investir com segurança, em empresas sólidas, de crescimento e que pagam bons dividendos a cada trimestre. Vem com a gente, pois lhe Informaremos!

Se uma coisa eu aprendi corretamente investindo na bolsa de valores este aprendizado seria: Invista sempre na melhor empresa do setor. Está em dúvida? Diversifique entre as duas melhores. Quer ainda mais diversificação? Escolha as 3 melhores ações. É certo que no longo prazo, investindo em boas ações da bolsa de valores, as chances de ver o seu dinheiro crescer muito mais do que se estivesse aplicado na poupança são muito altas. Isto é  estatística, baseado no passado longínquo e recente, nos dados atuais e nas perspectivas futuras destas empresas.

O Informaremos, ciente da importância do tempo de cada um, não perderá tempo e irá direto à nossa lista com as Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander. Na listagem abaixo, acompanhe alguns dados interessantes e os motivos que nos fazem escolher estas empresas como Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores.

Bancos Brasil Santander Bradesco Itaú Banco do Brasil e Caixa

Antes de começar a destrinchar este assunto, vejam a interessante pesquisa obtida através do Google Trends:

Gráfico de pesquisas no Google sobre Ações de Bancos

Desde que eu vi o grande aumento de pesquisa sobre Bitcoin e as demais Criptomoedas justamente na época onde ocorreu uma subida fenomenal no preço destas moedas (Dezembro de 2017), vez ou outra eu busco correlações nesta ferramenta do Google, afim de entender se o comportamento de buscas (desejo) pode afetar de forma direta ou indireta o preço dos ativos.

É interessante notar que neste gráfico a pesquisa segue justamente a ordem das Melhores Ações de Banco: Em azul, as buscas por “Ações Itaú”. Em vermelho, “Ações Bradesco”. Em amarelo, “Ações Banco do Brasil” e em verde “Ações Santander”.

Isto nos mostra que no aspecto marca e principalmente nas pesquisas que os usuários realizam, a ordem segue exatamente os atuais fundamentos, por coincidência talvez, mas é algo que me chama a atenção, a ponto de criar este artigo. Interessante … Será que o mesmo fenômeno ocorre com outras ações de outros segmentos? E, será que havendo redução no número de pesquisas, isto poderia indicar uma queda na cotação das ações? Interessante para fins de estudo, porém, para quem quer realmente ganhar dinheiro investindo, nada como contar com o longo prazo e juros compostos, ou seja, mantendo pelo máximo possível o investimento inalterado, e reinvestindo os dividendos.

Leia também:

Vamos direto ao ponto, apresentando a lista com as Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores, na respectiva ordem:

Melhores Ações de Bancos: Itaú (Número 1)

O Itaú dispensa comentários. É uma empresa altamente lucrativa, tendo apresentado lucros fantásticos em seus últimos relatórios, e também tendo sido muito generosos nas últimas distribuições de dividendos.

Conforme site Toro Radar, temos esta descrição de ITUB:

“O Itaú Unibanco é uma das maiores instituições financeiras do Brasil e dos maiores grupos empresariais do país. Embora a história dos bancos Itaú e Unibanco seja de décadas atrás, o surgimento do grupo na formatação atual ocorreu em 2008 com a fusão das instituições durante a crise do subprime. A rede do banco, em conjunto com empresas coligadas e controladas, atuam na atividade bancária em todas as modalidades por meio de suas carteiras: comercial, de investimento, de crédito imobiliário, de crédito, financiamento e investimento e de arrendamento mercantil. Com presença internacional, o banco atua em 19 países além do Brasil e está presente na América do Norte, América Central, Europa, Ásia e Oriente Médio.”

Com os atuais fundamentos, a solidez do grupo, dividendos distribuídos, lucros crescentes e a gestão Itaú, certamente ele é a nossa escolha número um na escolha de Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores. Nota: Importante frisar que a controladora do Itaú também possui Ações na bolsa de valores: É a Itaúsa, de código ITSA, que detêm 95% do Itaú (ITUB) e parte em outras empresas.

Melhores Ações de Bancos: Bradesco (Número 2)

Também considerado um dos dois grandes do Brasil, junto ao Itaú o Bradesco é uma boa escolha para quem pensa em investir em boas empresas para o longo prazo.

Conforme site Toro Radar, temos esta descrição de BBDC:

“O Bradesco é um dos maiores bancos do setor privado do país e possui uma ampla rede de agências e serviços, que lhe permite abranger uma gama de clientes diversificada. Seus produtos e serviços se concentram em operações bancárias, tais como: Operações de crédito e captação de depósitos, emissão de cartões de crédito, consórcio, seguros, arrendamento mercantil, cobrança e processamento de pagamentos, planos de previdência complementar, gestão de ativos e serviços de intermediação e corretagem de valores mobiliários. O grupo Bradesco também tem posição de destaque em outros segmentos em que atua. Nos ramos de seguros, previdência, saúde suplementar, leasing e capitalização as subsidiárias do banco encontram-se entre os maiores players brasileiros.”

Particularmente gosto muito do Bradesco (mesmo tendo uma preferência maior por Itaú). É um banco que gera muito lucro aos sócios investidores.

O Bradesco tem sido mais criterioso para realizar os seus empréstimos, reduzindo desta forma a carteira de crédito. No entanto, com esta ação as perda financeiras com não pagamentos são também reduzidas, o que é muito interessante e dá maior proteção ao banco e investidores.

Diante dos números entregues, atuais e das perspectivas futuras, esta é a nossa escolha número 2 na escolha de Melhores Ações de Bancos da Bolsa de Valores.

Melhores Ações de Bancos: Banco do Brasil (Número 3)

Conforme site Toro Radar, temos esta descrição de BBAS:

“O Banco do Brasil é uma instituição financeira sob controle do Governo Federal, que possui 53,95% do total de ações da companhia. O banco foi fundado em 1808 e foi a 1ª empresa listada em bolsa de valores no Brasil. Atualmente, sua rede de atendimento conta com mais de 4 mil agências e mais de 35 mil caixas eletrônicos, localizados em quiosques, shoppings, aeroportos, rodoviárias, etc. No setor agrícola, o banco cumpre importante papel na concessão de crédito e atua diretamente na execução da política governamental para esse segmento. Além disso, a companhia diversifica seus negócios atuando no setor de serviços bancários, seguridade, mercado de capitais, administração de recursos de terceiros, cartões e franquia de atendimento no exterior.”

O Banco do Brasil já fez parte da  lista de grandes bancos (eram os três grandes bancos: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil), porém, sua performance já não é mais a mesma, e a gestão catastrófica nos últimos anos (findada em 2016) trouxe consequências que até hoje afetam o banco.

O Banco do Brasil continua gerando lucro, porém, já não acompanha mais seus pares Itaú e Bradesco.

Para fins de diversificação (mais de 2 bancos), até vale uma exposição, porém se a escolha é manter posição em um ou dois bancos, Itaú e Bradesco são uma melhor opção …

Encontramos este comentário muitíssimo bem elaborado, no mural da empresa no site Bastter, e que descreve de forma simples e direta os impactos nos resultados do Banco do Brasil acarretados pela última gestão:

“Bmoraes2000: Só lembrando que o grande problema do BB foi a ingerência política e o uso populista do banco, principalmente a canetada que forçou a queda do juros na marra em 2014, que explodiu a inadimplência e aumentou o consideravelmente a PDD, e por consequência, diminuiu o lucro uma vez que o banco teve que provisionar parte expressiva para o PDD.

Do final de 2016 para cá, a atual administração tomou medidas consideráveis para reverter o quadro, como a reestruturação, incentivo à aposentadoria de quase 10 mil funcionários e o enxugamento de varias diretorias e agências. O BB hoje tem outra realidade financeira, mas como a economia não decolou como esperado, é normal que os resultados demorem a aparecer.”

Para quem já possui posição, nada impede de mantê-la, porém para quem deseja entrar agora, há duas melhores opções descritas acima.

Melhores Ações de Bancos: Santander (Número 4)

Conforme site Toro Radar, temos esta descrição de SANB:

“O Santander Brasil está no mercado brasileiro desde 1982 e é o terceiro maior banco privado no Brasil. A instituição responde pela maior parte dos resultados do Santander Global e tem foco em operações de varejo. A instituição está presente em todas as regiões do país por meio de uma ampla estrutura, composta de agências, Postos de Atendimento Bancário (PABs) e máquinas de autoatendimento, além de escritórios regionais, centros de tecnologia e unidades culturais. As ações da empresa atualmente são negociadas no Brasil e nos Estados Unidos.”

Apesar de também ser um banco lucrativo, está muito atrás dos dois primeiros bancos da lista (Itaú e Bradesco).

Uma coisa também pesa bastante na escolha e formação da lista: O banco Santander já foi integrante do nível 2 de governança corporativa, porém há alguns anos atrás realizou uma OPA solicitando retornar ao segmento tradicional (que foi aprovado pela Bovespa, antiga B3). O banco também disponibiliza UNITs ao invés de ações do tipo ON, o que deixa o investimento ainda mais arriscado, mesmo se tratando de um banco com bons números.

Melhores Ações de Bancos: Conclusão 

Nada impede que o pequeno investidor avalie tecnicamente os balanços e realize seus investimentos, porém, a análise de bancos é muito complexa e cheia de detalhes.

Na análise para investidores simples, vemos apenas 3 possibilidades:

  • Itaú (ITUB): Concentrar o investimento na melhor ação do setor.
  • Itaú (ITUB) e Bradesco (BBDC): Concentrar o investimento de forma diversificada nas duas Melhores Ações de Banco do setor.
  • Itaú (ITUB), Bradesco (BBDC) e Banco do Brasil (BBAS): Para quem quer ainda mais diversificação, porém os números do Banco do Brasil já não são tão animadores quanto anteriormente, apesar de continuar sim sendo uma boa empresa (mesmo que dominada pelo governo).

Comparativo entre os Bancos:

Se considerarmos desde o ano de 2000 (18 anos para ser exato), os números comparativos de crescimento destas empresas são:

Banco do Brasil: 3658% x Itaú: 3347% x Bradesco: 3386%.

Já comparando os últimos 10 anos, temos:

Banco do Brasil: 1091% x Itaú: 2047% x Bradesco: 1764%.

Fonte: Bastter.

Estes números nos exibem como nos últimos anos o Itaú se transformou na Melhor Ação de Banco na Bolsa de Valores, seguida pelo Bradesco e o Banco do Brasil, que perdeu a liderança.

Gostou da nossa postagem? Não deixe de salvar nosso site nos favoritos e compartilhar nas redes sociais e com os amigos!

4 comments

  1. Parabéns pelo texto.

    Em relação BB e Santander eu prefiro o último, pois o governo interfere demais no BB. Não me preocupo muitos com os tipos de ações do Santander, pois elas tem tag along.

    Abraços.

    1. Olá Cowboy,

      Os números do Santander são bons, mas não me animam a abrir posição. Prefiro Itaú e Bradesco.

      Banco do Brasil tem sempre o risco governo, mas oferecendo boa margem, pode ser uma boa empresa para entrar numa carteira diversificada.

      Abraço

      I

  2. Depois q aceitei que o Brasil é o país dos juros altos e dos bancos que mais lucram no mundo, minha vida financeira melhorou muito… Não tem muito oq errar quando se investe em ações de qq um dos bancos grandes brasileiros, mas eu particularmente só tenho Itaú.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Olá Sr. IF!

      É um dos melhores setores para investimento no Brasil. Não há lugar no mundo como o Brasil neste segmento com juros altos.

      O Itaú é o melhor banco para investimento, sem dúvidas.

      Abraço

      I

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *