Tudo Sobre Leupay
Cartões Viagens

Tudo Sobre Leupay: Cartão para Transferências e Compras no Exterior

Leupay é confiável? O que é Leupay? Como funciona? Como usar um cartão de crédito no exterior e não pagar as abusivas taxas de IOF do Brasil? Eu pretendo viajar para o exterior, especificamente na Europa, e estudando formas de reduzir meus custos e de evitar levar grande quantidade de dinheiro em espécie encontrei a empresa inglesa Leupay como solução. Portanto, escrevo este artigo com o intuito de esclarecer as minhas e as dúvidas dos leitores do Informaremos sobre este tema, provendo todas as respostas para que você possa solicitar o seu cartão internacional em breve. Vem com a gente, pois lhe Informaremos!

Primeiramente é importante descrever o que me motivou a buscar informações sobre o tema e criar este artigo: Eu venho planejando uma super viagem pela Europa, porém os altos custos e a maior quantidade de dias que pretendo ficar no velho continente podem se tornar um obstáculo.  Explico: Se eu usar meu cartão de crédito do Brasil, pagarei altas taxas de IOF, e se eu levar dinheiro em espécie correrei maiores riscos. Algo precisava ser pensado, e encontrei no Leupay a solução. Abaixo acompanhe todos os detalhes, que responderão a todas as suas possíveis dúvidas, e, caso não fique claro, utilize os comentários para enviar as perguntas.

Talvez a primeira, para que você leia este artigo: Sim, recomendamos a Leupay! Esta é a nossa conclusão. Para entendê-la, leia os tópicos abaixo.

O que é Leupay?

É a sua conta bancária em um banco internacional, que permite enviar e receber dinheiro em até dez moedas diferentes, sem o pagamento das altas (e comuns) taxas de câmbio.

Leupay é uma fintech* que propicia abrir uma conta no exterior sem muita burocracia, principalmente no que tange à sua presença – Você pode abrir a conta online, estando no Brasil. Isto facilita bastante a ação de enviar dinheiro do Brasil para o exterior, podendo usar esta conta / cartão em viagens internacionais ou mesmo em compras em sites como Amazon, reduzindo o pagamento de IOF e demais taxas que incidem sobre os cartões de crédito internacionais brasileiros.

É possível também realizar depósitos, saques em ATM (caixas eletrônicos, mesmo em outros países), e realizar a transferências de várias diferentes moedas, como dólar americano, euro, franco suíço, e várias outras, incluindo o próprio real (Brasil.

O Leupay gerará um código IBAN e este permitirá que você inicie as suas transferências. Vamos falar sobre no tópico abaixo.

*Fintech (do inglês: finance and technology) é o termo utilizado para as inovações e o uso de novas tecnologias por empresas do setor financeiro para a entrega de serviços financeiros. Fonte: Wikipedia.

O que é IBAN?

IBAN (International Bank Account Number) é um código numérico padronizado entre os bancos no mundo para evitar erros nas transferências e demais operações.

Assim que a sua conta é liberada, um número exclusivo de IBAN é gerado, e à partir deste você conseguirá iniciar a utilização de sua conta.

Atualmente o Leupay gera um código IBAN da ICARD, referente à Bulgária.

Para que serve o Leupay?

Facilidade na utilização de um cartão de débito no exterior. Você poderá manter um valor em sua conta Leupay, e poderá utilizar um cartão como débito em seus passeios no exterior. Convenhamos, será bem mais tranquilo e cômodo do que pagar tudo em dinheiro (em espécie), além de evitar pagar IOF se você utilizasse o seu cartão de crédito do Brasil.

Além disto, esta conta permitirá realizar transferências, enviando e recebendo dinheiro em diferentes moedas, além de fazer pagamentos online. E ainda dizem que o Bitcoin e as demais Criptomoedas são coisas revolucionárias …

É importante frisar que o Leupay permite criar uma conta para cada tipo de moeda. Por exemplo, eu posso criar uma conta para depositar Dólar Americano, e outra para depositar Euro.

Logo após a abertura da conta, o cliente já poderá enviar e receber dinheiro de bancos (nacionais ou internacionais) de qualquer país / local e também dos demais usuários do Leupay, sendo necessário informar apenas o número da conta, o telefone e/ou e-mail do destinatário.

Quais são os Tipos de Contas do Leupay?

Mulher Leupay

Basicamente são 2 tipos:

  • Pessoal

Para aquele que como eu, pretende viajar para o exterior e não quer levar muito dinheiro em espécie, e nem utilizar o cartão de crédito internacional pagando IOF.

  • Comercial

    Para pequenos empresários ou investidores, que precisam realizar pagamentos e transferências para colaboradores e fornecedores, em bancos nacionais ou internacionais.

Importante: Ambas as opções de conta acima permitem obter um IBAN gratuito.

Leia também:

Posso Abrir Conta no Leupay?

Qualquer pessoa residente nos mais de 200 países onde o LeuPay opera, independente da cidadania ou histórico financeiro – inclusive brasileiros!

Bem, basicamente a empresa oferta o serviço para mais de 200 países, e pelo que verificamos não se faz nenhuma análise detalhada sobre o histórico financeiro de um novo cliente. Apesar de ser negado para outros bancos, a resposta é sim: Brasileiros podem abrir conta na Leupay.

Para não ficar na dúvida, acesse a lista com as principais perguntas e respostas no próprio site, que oferece este espaço aqui chamado FAQ. Infelizmente para quem não fala inglês ou outro idioma, não existe tradução em português, mas basta utilizar o Google Tradutor que dá para entender de forma tranquila. Lista de países: Alemanha, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Espanha, Suíça e Reino Unido.

Como Abrir uma Conta no Leupay?

Eu até pensei que seria muito complicado abrir uma conta, mas na verdade vi que é bem tranquilo, sem taxas e todo processo se faz online. Veja abaixo o passo a passo:

  • Passo 1: Primeiramente você deverá acessar o site da Leupay neste link.
  • Passo 2: Informar qual tipo de conta deseja criar, bem como o seu país (onde você mora).
  • Passo 3: Informar os dados solicitados, que incluem endereço, documento de identidade, celular e data de nascimento. Nesta etapa você deverá criar também um login e uma senha.
  • Passo 4: Confirmar os dados, digitando o código recebido através de uma mensagem SMS  em seu celular (o que você informou anteriormente)
  • Passo 5: Baixar o aplicativo Leupay, que está disponível na loja Google Play e na App Store, pois será através deste aplicativo que a sua identidade será confirmada, em uma rápida vídeo-conferência com os operadores da empresa. Nota: Há disponibilidade para que a conferência seja feita em português!
  • Passo 6 (dependerá da situação): Em algumas situações, o Leupay poderá solicitar que você realize o upload de alguns comprovantes de seus documentos, como por exemplo o comprovante de residência, de identidade, etc.

A verificação completa e confirmação de abertura de conta podem dispender entre 15 minutos à oito horas (horário de trabalho), após a conferência realizada por vídeo.

Para um detalhamento ainda maior, recomendamos o artigo do Viver de Dividendos, que exibe um passo a passo com imagens e exemplo. Você encontra este detalhamento neste link.

Leupay App Store

Onde Receberei o Cartão Leupay?

Quando você finaliza o seu cadastro e obtêm a aprovação, você já pode solicitar de imediato o seu cartão pré-pago, que será enviado ao endereço que você cadastrou como sua residência. Em outras palavras, o cartão chegará aqui no Brasil em seu endereço, ou mesmo em um endereço no exterior caso você tenha escolhido esta opção.

Você poderá receber um ou dois cartões de forma gratuita e sem juros, porém você pode solicitar até mesmo 10 cartões (os adicionais com pequena taxa, que detalharemos no tópico sobre as taxas).

A bandeira dos cartões é VISA, que é muito bem aceito mundo afora.

Leupay tem Taxas?

Eu não sei vocês, mas esta é a primeira coisa que eu sempre analiso com cautela, afinal, não quero ser pego de surpresa com uma conta inesperada, ainda mais em moeda internacional.

E a resposta é: Não tem Taxas! Isto mesmo, sem anuidade, sem qualquer outro tipo de cobrança para manutenção da conta, porém, lembre-se que a validade é de 2 anos. Isto é importante.

As únicas taxas citadas no site são aquelas referentes à conversão da moeda no cartão, mas, pela pesquisa que fiz, são muito menores que as taxas cobradas nos demais bancos que conhecemos.

Saques: Haverá uma cobrança fixa para saques, que irá variar conforme o valor a ser sacado, bem como o tipo de conta.

O LeuPay também cobra uma taxa fixa de saque, que depende do valor que será retirado e do tipo de conta, mas não fica tão caro assim: Se for um caixa eletrônico na Europa ou nos Estados Unidos, você pagará € 2,00, e nas demais regiões € 3,00.

Conclusão: Leupay é Seguro? Vale a Pena Abrir uma Conta?

Para quem deseja viajar para o exterior e evitar as taxas abusivas, além de ter mais tranquilidade andando com menos dinheiro em espécie, eu particularmente gostei muito dos serviços e tenho recebido muitas recomendações de utilizar o Leupay, principalmente de amigos que já vivem no exterior ou que viajaram a pouco tempo e usaram os serviços, sem nenhuma dor de cabeça.

É bem legal para quem quer receber dinheiro no exterior, possibilitando receber (ou enviar) em várias moedas, como Coroa Tcheca, Dólar, Euro, Franco Suíço, Iene, Leu Romeno, Lev, Libra Esterlina, Kuna, Zloty.

O próprio código IBAN gerado poderá ser utilizado para contratos diversos (aluguel, emprego, etc.).

Facilidade e rapidez na criação da conta (e eles nem mesmo olham seu histórico financeiro, permitindo a abertura de conta mesmo para usuários que já tiveram pendências em cadastros no Brasil – Exemplo: Serasa).

Talvez o ponto mais negativo seja o fato de haver pouca informação sobre a Leupay, mas vejo que são poucas as pessoas que utilizam, e por este motivo não se vê tanto. No entanto, para todos os conhecidos e demais comentários que encontramos nesta pesquisa, vimos que o serviço é de fato muito bom e auxilia muito para quem necessita deste serviço, como eu, que viajarei ao exterior em breve.

Por fim, recomendamos a Leupay! Esta é a nossa conclusão.

Para mais detalhes ainda, recomendo o vídeo do amigo e parceiro do Informaremos Viver de Dividendos.

Gostou da nossa postagem? Não deixe de salvar nosso site nos favoritos e compartilhar nas redes sociais e com os amigos!

12 comments

  1. Boa tarde, meu irmão possui esta conta e eu gostaria de usá-la , pois viajarei para Europa. Será que conseguirei usar o cartão dele lá? uma vez que não está em minha titularidade, vale a pena arriscar?
    Obrigada

    1. Olá Sabrina! Nas vezes que utilizei cartão de crédito na europa nunca me pediram documento ou assinatura, então acredito que você poderá sim usar o cartão Leupay de seu irmão. Na dúvida envie um @ para o suporte Leupay. Um abraço e obrigado.

      I

  2. Bom dia
    Muito interessante poder abrir essa conta. Tenho conta na corretora Interactive Brokers e queria saber se podemos receber valores dela para nossa conta na Leupay?
    Vlw pela dica e grande abraço

    1. Olá Marcos!

      Se você consegue transferir da sua conta Interactive Brokers para outros bancos, a resposta é sim. O funcionamento será o mesmo.

      Um abraço e obrigado pelo comentário!

      I

  3. Estou tentando identificar alguma vantagem desse Leupay para quem recebe salário no Brasil mas mora em Portugal. É o caso do meu pai e ele faz transferencias para a conta dele em Portugal pelo Transferwise e usa cartão local, vc consegue ver alguma vantagem em utilizar diretamente esse Leupay?

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    1. Olá Sr. IF,

      Não sou (ainda) especialista no tema, porém a Leupay evitaria a burocracia da abertura da conta estando presencialmente no local. No caso do seu pai, não sei as taxas cobradas pelo banco (conversão da moeda e outras) para a resposta, mas pelo Leupay vi que funcionaria muito bem pra quem transfere aqui do Brasil para o exterior, com a possibilidade de usar o cartão como débito lá fora. É bem interessante.

      O Viver de Dividendos todo mês envia do Brasil para a Leupay o valor médio de gastos mensal, e vai usando até o próximo mês. E ele já mora na Alemanha, e mesmo assim optou por permanecer usando Leupay.

      Outra referência é o Corey, que agora em Portugal utiliza os mesmos serviços.

      Ps.: Pelo que li o Remessa Online fica mais barato que Transferwise! Dê uma conferida.

      Abraço

      1. IF365, no caso do seu pai LeuPay não trás vantagem alguma, pense que ele é somente mais uma conta européia, a facilidade é que vc consegue abrir do Brasil e sem documentos europeus. No caso do seu pai, ele já tem uma conta portuguesa o que é muito mais cômodo, é o meu caso agora, transfiro para minha conta do ActivoBank. Usei o LeuPay somente como ponte entre Brasil e Portugal antes de chegar aqui.

        VdC, Remessa OnLine nem sempre é mais barato que transferwise, tem que sempre simular nas duas.

        Abraço!

        Corey

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *